A Secção dos Açores do Tribunal de Contas (TdC) está a efetuar uma auditoria ao programa Prosucesso, criado pelo anterior governo regional socialista, no sentido de avaliar se os objetivos definidos pelo executivo foram alcançados.
Uma fonte do gabinete da secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, confirmou, esta semana, à agência Lusa que o já tinha sido informado pelos juízes conselheiros do TdC de que esta auditoria estava em curso.
Segundo o jornal Açores 9, a investigação ao programa Prosucesso, criado em 2015 para reduzir a taxa de abandono escolar precoce na região, não surge por denúncia de terceiros, mas por iniciativa própria do TdC, que decidiu incluí-la no seu plano de atividades para 2021.
A intenção dos juízes conselheiros é avaliar a eficácia do programa e tentar saber se os objetivos definidos pelas autoridades regionais foi ou não cumprido e se o programa está a ter os efeitos desejados.
O Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar tinha como principal objetivo reduzir a taxa de abandono precoce e aumentar o sucesso escolar em todos os níveis e ciclos de ensino no arquipélago.
O atual Governo dos Açores não esclareceu ainda se vai manter ou extinguir o Prosucesso.
Açores9/RP