A deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República subscreveu uma pergunta dirigida à Ministra da Saúde, na qual manifesta a sua preocupação quanto às grávidas poderem ter um acompanhamento durante o parto neste período de pandemia, situação na qual se incluem também as grávidas açorianas que, perante situações de maior gravidade, se têm de deslocar para os hospitais do continente.
Para Lara Martinho e perante a situação difícil que obriga à evacuação das parturientes para fora da Região, é importante que se assegure “as condições necessárias que possam permitir a presença do acompanhante durante o parto”.
A presença de acompanhamento nos partos nos serviços de saúde foi reconhecida como um direito legal, sendo apenas restringida no caso de mulheres grávidas com COVID-19 e cujas condições não assegurem a diminuição da propagação da infeção por SARS-CoV-2 a pessoas que possam vir a estar envolvidas nos cuidados ao recém-nascido no seio familiar.
Nesse sentido a deputada questionou a Ministra da Saúde para saber que medidas estão a ser tomadas a fim de alterar situações análogas como esta.