O Tribunal de Contas (TC) autorizou ontem a Câmara Municipal de São Roque do Pico a avançar com a empreitada de requalificação do Largo da Igreja de Santo António.
Depois desta aprovação segue-se a consignação da obra à empresa Tecnovia-Açores, vencedora do concurso.
Para o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, esta é uma “excelência notícia” porque permitirá “dignificar uma zona de elevada importância arquitetónica e da prática do culto religioso, além de resolver alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio junto à Igreja de Santo António”.
Com um valor de 800 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias, a intervenção que beneficia de 400 mil euros de apoio financeiro ao abrigo do Programa Operacional 2020 incidirá na criação de um espaço urbano público dividido por três patamares diferenciados. O primeiro, localizar-se-á no prolongamento da via, o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último patamar ficarão as instalações sanitárias.
Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial.