A Cofaco anunciou na sexta-feira que já não vai construir uma nova fábrica de transformação de pescado na ilha do Pico.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, disse sexta-feira no programa 'jornal da ilha' que desde que a empresa não cumpriu com o levantamento das licenças aperceberam-se que não existia interesse de implementar aquele projeto.
O presidente afirma que foram criadas espetativas aos picoenses que acabaram por sair furadas.
Questionado sobre se a câmara pode fazer alguma coisa como forma de ultrapassar esta situação, o autarca recordou que não pode fazer nada, uma vez que o proprietário é privado, mas espera que seja encontrada uma solução para tirar aquele espaço do abandono.
Também no programa Duarte Neves Convida de sábado os deputados Carlos Freitas, do PSD e Miguel Costa, do PS, comentaram a decisão da Cofaco de não avançar com a fábrica na ilha.
Carlos Freitas disse que já se sabia à muito que ia ter este desfeixo e lamenta o fato da empresa não ter sido séria com a ilha.
Miguel Costa, recordou que apesar do anterior governo acreditar sempre na construção da nova fábrica fez um trabalho preparatório e alternativo recordando que existia um empresário interessado em poder vir a laborar na ilha do Pico. O deputado anunciou que vai entregar um requerimento na Assembleia Legislativa a questionar se essa alternativa ainda está de pé.