O Governo Regional dos Açores aprovou o reforço da Linha Regional de Apoio à Economia Covid-19 para 200 milhões de euros, alteração publicada na terça-feira, 16 de março.
Esta alteração integra a política regional de apoio às empresas, disponibilizando o capital necessário para que as mesmas tenham a liquidez necessária para fazer face aos seus compromissos, mantendo assim a confiança económica, a capacidade produtiva e o emprego neste período que antecede a retoma económica.
Além do reforço do montante global de 200 milhões de euros, foram ainda removidas as anteriores condicionantes de acumulação de diferentes linhas de crédito, a par do aumento dos montantes máximos de financiamento que, no caso das microempresas, são majorados em 50%, passando dos atuais 50 mil euros para 75 mil euros.
Estas alterações removem os obstáculos anteriormente existentes, permitindo uma injeção de liquidez na economia mais justa e eficaz, com impacto no curto, médio e longo-prazo.
Esta linha de apoio às empresas é uma ferramenta essencial na política regional de apoio à economia, permitindo que as empresas acedam a capital de forma bonificada, com taxas de juro por um prazo alargado de seis anos, gozando ainda de um longo período de carência até 18 meses.