Segundo o Açoriano oriental que sita a agência Lusa, o secretário regional dos Transportes, Mota Borges deverá lançar um novo concurso público internacional, com as novas obrigações de transporte aéreo interilhas.
Uma resolução do Conselho de Governo para contratar a concessão do serviço público aéreo entre as nove ilhas dos Açores, à transportadora aérea regional SATA, pelo valor de 24 milhões de euros, pelo período de 01 de abril a 30 de setembro de 2021, foi publicada hoje em Jornal Oficial.
Trata-se de um ajuste direto, e os ajustes diretos são o prolongamento das condições que vêm de trás, e o governo tem de utilizar este período para lidar com um novo concurso público internacional.
Segundo a mesma fonte, no próximo mês de abril, devem estar fechadas também as negociações entre o Governo dos Açores e o Governo da República, com vista à definição de novas obrigações de serviço público entre Lisboa e as ilhas de Santa Maria, Pico e Faial, rotas consideradas não liberalizadas e deficitárias.