O secretário regional da agricultura esteve ontem na ilha do Pico para ver in-loco os estragos provocados pela tempestade Lola no sector agrícola da ilha.
O sector mais afetado foi o vitícola onde o rocio do mar danificou cerca de 60 a 70% das vinhas que estavam localizadas junto à orla costeira.
O secretário reuniu também com a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, onde foram abordadas três temas. Primeiro analisaram o sector economicamente, sendo defendido a internacionalização do vinho do Pico, o segundo tema foi a tempestade Lola onde estão a fazer a avaliação para comparticipar os viticultores da quebra de rendimentos e o terceiro tema foram os seguros agrícola onde estão a estudar novas fórmulas como forma de tornar os seguros mais atrativos.
Losménio Goulart, presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, disse que a cooperativa tem recebido contatos dos seus associados que estão tristes por esta situação porque em causa está a rentabilidade de muitos agregados familiares.
Sobre os seguros de colheita o presidente da Cooperativa disse que as seguradoras não estão preparadas para trabalhar na contingência Açores e defende que as mesmas tem que se adaptar à nossa realidade.