Decorreu ao longo da passada semana o projeto Património Gastronómico do Pico. Este projeto resultou de uma candidatura do Município da Madalena à ADELIAÇOR e contou com a participação de alguns dos mais conhecidos chefes do país que ao longo de uma semana deram um workshop dirigido aos profissionais da restauração dos três concelhos da ilha.
Esta formação foi é o culminar de um trabalho de recolha dos produtos endógenos que caíram em desuso na ilha. Helena Juliano, responsável pelo levantamento das receitas antigas da ilha, sai com uma bolsa cheia de conhecimentos e amigos e espera voltar para dar continuidade a este trabalho que tem como objetivo recuperar a identidade da gastronomia e colocá-la, novamente, nas nossas mesas.
José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena disse as mudanças do estilo de vida e a globalização levaram a que alguns dos ingredientes caíssem em desuso, sendo fundamental recuperar a essência da gastronomia picarota para fazer da gastronomia uma verdadeira imagem do concelho, da ilha e da região.
Para os chefes, o Pico tem produtos de excelente qualidade, e mostraram-se disponíveis em usá-los no dia-a-dia nos seus restaurantes. São exemplos o peixe, a carne, a manteiga ou o vinho.