O Governo dos Açores aprovou uma resolução que retoma a iniciativa “Voucher Destino Açores Seguro”, com a atribuição de um incentivo financeiro para promover a realização de testes de despiste ao SARS-CoV-2 prévios ao embarque para a região.
A deliberação foi tomada em Conselho do Governo (de coligação PSD/CDS-PP/PPM), que se reuniu por videoconferência, nos dias 10 e 12 de maio, e cujas decisões foram anunciadas esta segunda-feira.
O incentivo financeiro atribuído a quem faz o teste previamente é depois “utilizável, exclusivamente, na aquisição de bens ou serviços, em qualquer dos estabelecimentos da rede de aderentes", lê-se no comunicado enviado às redações.
O Governo Regional decidiu retomar a iniciativa para captar “fluxos turísticos nacionais e internacionais para a região" e para promover "a dinamização do turismo interilhas”.
O Conselho do Governo Regional realizado na passada semana aprovou também uma resolução que atualiza o Programa APOIAR.PT Açores - Custos Operacionais 2020, "conforme a recente aprovação da medida e as negociações em curso com a Comissão Europeia", adianta o comunicado.
Este programa visa "atenuar os impactos sobre a faturação causados pela pandemia" e "reforçar os instrumentos destinados a apoiar as empresas com os seus custos de funcionamento", visando contribuir para a “confiança económica", a "manutenção da capacidade produtiva e do emprego neste período transitório que antecede a retoma económica".