Foi apresentado ontem pelo Deputado Pedro Neves do PAN na Assembleia Legislativa Regional da região Autónoma dos Açores um voto de pesar pelo Falecimento da Professora Doutora Ana Isabel de Melo Azevedo Neto (1963-2021)
No dia 1 de maio de 2021 faleceu em Azeitão, com 57 anos de idade, Ana Isabel de Melo Azevedo Neto, natural de Lajes do Pico. Era casada e deixa dois filhos maiores.
Começou a sua vida escolar na Silveira e nas Lajes do Pico tendo, com 14 anos de idade, passado a frequentar o Liceu da Horta. Terminou o 12° ano em Ponta Delgada.
Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1987 e fez toda a carreira subsequente na Universidade dos Açores.
Como docente, foi regente das unidades curriculares de Biologia das Algas e dos Fungos, de Biodiversidade Marinha, de Recursos Marinhos e de Aquacultura. Colaborava também em várias outras unidades curriculares dos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Exercia a sua atividade de investigação no Grupo de Biodiversidade dos Açores,.foi a principal especialista em taxonomia de macroalgas marinhas em Portugal, com uma reputação internacional bem estabelecida em múltiplos projetos de colaboração que começaram logo no início da sua carreira, quando reviu a colecção de macroalgas dos Açores no Natural History Museum, em Londres.
Em colaboração com colegas e estudantes (orientou 15 teses de doutoramento e 20 teses de mestrado), publicou mais de 160 artigos científicos, três capítulos de livros e oito livros de divulgação. Já lutando contra a doença conseguiu deixar publicada a base de dados da distribuição das espécies de macroalgas marinhas nos Açores, a qual constituirá um importante recurso para investigadores futuros.
O fulgor de Ana Isabel Neto como cientista e como pedagoga não a fez esquecer as suas raízes. Filha dos professores Inês e José Azevedo, passou a sua infância entre a vila das Lajes do Pico e o lugar da Silveira, onde é recordada com saudade por várias gerações.
A Assembleia Legislativa Regional manifesta o seu pesar pelo falecimento de Ana Isabel de Melo Azevedo Neto, orgulhosa açoriana, mulher do Pico e das suas gentes, mãe presente e exemplar, pedagoga que enriqueceu gerações de estudantes, e investigadora incontornável no panorama da Biologia Marinha regional.