A 13 de maio de 1946, na freguesia de Santo Amaro, ilha do Pico, era fundada a Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense.
A história desta banda filarmónica não é diferente de tantas outras pelos Açores. Nasce da paixão pela música e da relação intrínseca e embrionária que vivem com ela as nossas comunidades iniciou Marta Matos, deputada do Pico pelo grupo parlamentar do partido socialista, no voto de congratulação pela comemoração dos 75 anos da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense.
Na prossecução dos seus fins, a Filarmónica de Santo Amaro desenvolve a sua ação cultural e recreativa, contando no seu currículo com atuações no Pico e nas restantes ilhas do arquipélago, no Continente, em França, em Espanha e nos Estados Unidos. Desde o seu início, dá formação musical aos seus próprios músicos, tendo, em 2007, procedido ao lançamento do seu primeiro CD.
Desenvolve cursos Masterclass para Diretores Musicais de Bandas Filarmónicas e promove uma escola de música, formando jovens para o ingresso na filarmónica e funcionando também como escola de pedagogia e de cidadania, referiu realçando o seu reconhecimento e gratidão à Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense e a todos os músicos e filarmónicas açorianas. Porque assim se faz Música e Cultura. Assim se fazem comunidades. Assim são os Açores.