Quatro vinhos produzidos no Pico garantiram presença no Concurso Europeu que irá decorrer de 20 a 23 de maio , em Itália, promovido pela associação italiana Città del Vino.
O concurso europeu é organizado há 18 anos pela associação Città del Vino e Portugal tem assumido nos últimos anos um enorme destaque neste concurso.
Esta presença neste conceituado concurso deve-se a mais uma conquista para os vinhos do Pico, para o Pico e para os Açores . 4 medalhas na 1ªedição do Concurso Cidades do Vinho, competição nacional que juntou 550 vinhos de todo o país.
Os vinhos do Pico galardoados foram:
O 'Licoroso 10 Anos', da CVIP [Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico], obteve 92,00 pontos, tendo sido por isso distinguido com a Grande Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Licorosos".
O 'Projetos Vinho Espumante', também da CVIP, obteve 89,33 pontos, o que lhe valeu a Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Espumantes".
O vinho 'A Cerca dos Frades-Colheita Selecionada Terrantez do Pico (2019)', da Tito’s Adega, obteve 89,00 pontos, tendo sido por isso distinguido com a Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Tranquilos".
O 'Czar (2013) ', do produtor Fortunato Garcia, obteve 87,67 pontos, o que lhe valeu a Medalha de Prata na categoria "Vinhos Licorosos".
Organizado conjuntamente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Concurso Vinhos de Portugal surgiu com o objetivo de promover conjuntamente os vinhos e os territórios, valorizando a autenticidade e a diferenciação.
De realçar que Somente 160 vinhos foram premiados, este concurso mostra como não só o que se faz e produz na ilha montanha é de excelência, mas também como a qualidade superior dos vinhos do Pico já representa 2,5% da elite nacional.