Estreia no próximo dia 4 de julho, dia de aniversário da Cidade da Horta, o primeiro musical produzido e realizado na ilha do Faial, intitulado “Capelinhos”.
Trata-se de um espetáculo original, com composição e direção musical de Filipe Fonseca, libreto e textos de Victor Rui Dores, que dá conta do impacto do Vulcão dos Capelinhos na vida da população faialense, com enfoque especial na história de uma família açoriana que emigra para os Estados Unidos da América, suas vivências e aculturação em terra estrangeira e retorno à ilha.
A apresentação deste espetáculo decorreu na passada sexta-feira no Teatro Faialense, sala que vai acolher este musical, financiado pela Câmara Municipal da Horta.
Orquestrado e dirigido por Filipe Fonseca, o “Capelinhos”, tem como solistas Sara Miguel e Bruno Rosa, que darão voz a temas compostos entre finais de 2018 e novembro de 2019 para o início de pré-produção, com suporte musical de uma banda constituída por vários músicos faialenses.
As partes teatralizadas do musical estão a cargo dos atores do grupo de teatro faialense “Carrocel” e ainda de outros atores convidados. A dança é, também, um elemento-chave deste musical, com especial destaque para o “Bailado do fogo” com coreografia original da professora Diva Silva. A envolver a beleza plástica deste espetáculo está o trabalho multimédia de Tomás Melo.
“Capelinhos” o primeiro musical feito nos Açores com todo o elenco e técnicos açorianos, com estreia marcada para o próximo dia 4 de julho de 2021, no Teatro Faialense.