Autarquia da Madalena aderiu à Rede Solidária do Medicamento que garante aos munícipes em situação de fragilidade económica ter acesso grátis a medicamentos essenciais, prescritos por receita médica, permitindo assim às famílias madalenenses poupar anualmente centenas de euros, num apoio crucial às pessoas mais carenciadas da população.
O apoio concedido pelo Município resulta do protocolo celebrado entre a autarquia e a Associação Dignitude, que visa a implementação no Concelho do Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento.
Tendo por destinatários os beneficiários de prestações sociais de solidariedade e outros em situação de carência económica, a cada utente é atribuído um cartão, o Cartão Abem, que lhe permite receber os medicamentos prescritos nas farmácias aderentes, sem mais burocracias.
“Este é, sem dúvida, um apoio importantíssimo para as famílias. É mais um projeto da autarquia que visa combater a pobreza e a exclusão social” refere o município em comunicado.
José António Soares, presidente do município, falou-nos sobre este protocolo
Atualmente, as farmácias do Concelho da Madalena já se encontram em processo de adesão a esta rede nacional, cabendo ao Serviço Social e Educação do Município a referenciação dos munícipes socialmente vulneráveis.