A conferência ‘online’ intitulada “Divino Espírito Santo: o Culto nos Açores e nas Comunidades” decorre no domingo de Pentecostes, 23 de maio, segundo adianta uma nota do Governo Regional, indicando que a transmissão realiza-se em direto, a partir dos Açores, do Brasil e dos Estados Unidos da América, através da página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, com início às 18 horas, com uma duração prevista de 60 minutos.
A iniciativa da vice-presidência do Governo dos Açores, através da direção regional das Comunidades, "pretende partilhar e dar a conhecer a forma intensa como o culto do Divino Espírito Santo é vivido nos Açores e nas suas comunidades de emigrantes e descendentes", é referido na nota.
Além disso, é acrescentado, pretende-se mostrar "o peso que estas celebrações religiosas representam na vida do povo açoriano, quer este resida ou não no arquipélago".
As festas do Divino Espírito Santo, tradicionais em todas as ilhas, ocorrem a seguir à Páscoa e têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias que, devido à pandemia de Covid-19, têm sido canceladas ou adiadas.
O Culto do Divino Espírito Santo "é considerado a maior manifestação de natureza religiosa dos açorianos e o legado cultural que melhor define e caracteriza a açorianidade", realça o executivo açoriano.
O Dia da Região Autónoma dos Açores, que é feriado regional, celebra-se sempre na chamada segunda-feira do Espírito Santo, que este ano corresponde ao dia 24 de maio.