O Centro de Saúde de São Roque do Pico tem exposto nos últimos anos os seus utentes a radiações excessivas a acusação foi feita sábado passado por Carlos Freitas, deputado pelo Pico pelo PSD na Assembleia regional, no Programa "Duarte Neves Convida...".
Segundo Carlos Freitas "há mais de cinco anos" que o governo socialista "sabia das limitações do equipamento de Raio X" tendo-lhe sido entregue essa informação por escrito, o deputado relata que para o aparelho "tirar uma imagem razoável" do exame tinha -se de "aumentar bastante a dose".
O deputado do PSD denuncia que "as pessoas que necessitam de fazer um Raio X estão a levar com uma dose excessiva de uma radiação altíssima".
Miguel Costa, deputado pelo Pico pelo PS, em debate sobre o assunto afirma ser uma "acusação gravíssima" e que "a ser verdade tem ser apurado".
O deputado socialista afirmou não querer acreditar terem "exposto as pessoas a uma radiação excessiva" quando "havia o mesmo aparelho nas Lajes e na Madalena".
Ana Jorge, nova presidente da Unidade de Saúde da Ilha do Pico fez o ponto de situação.
Os exames de Raio X utilizam radiação ionizante que é uma radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Pode danificar as nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves como por exemplo o cancro também a exposição de espermatozoides e óvulos à radiação traz um pequeno aumento do risco de defeitos genéticos nos descendentes.