O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, afirmou, na segunda-feira, por ocasião de uma sessão virtual comemorativa do Dia dos Açores com os 16 Presidentes das Casas dos Açores, que os “emigrantes Açorianos não podem ser desconsiderados como foram recentemente pelo Governo da República”, aquando da apresentação do “Programa Regressar”, que prevê, por exemplo, incentivos financeiros para os que pretendem regressar ao país.
“O «Programa Regressar», que tem como objetivo apoiar os emigrantes portugueses no estrangeiro, bem como as suas famílias, a terem melhores condições para regressarem ao país, esqueceu os Açorianos que querem voltar à Região, não acautelando que estes possam beneficiar dos apoios disponibilizados”, lamentou o governante.
“Esperamos que o Governo da República emenda a mão e corrija este engano o mais rápido possível. Da parte do Governo Regional dos Açores, faremos ouvir a nossa voz para que os direitos dos Açorianos estejam salvaguardados”, frisou.
Na sua intervenção, Artur Lima sinalizou ainda a necessidade de defender e promover a Autonomia, enquanto “expressão” da identidade regional e “face da Açorianidade”.
Segundo o Vice-Presidente do Governo, a Autonomia, que deve ser “imune a centralismos de todo o tipo e firme no desenvolvimento de todas as ilhas”, também “tem de estar ao serviço” dos emigrantes Açorianos.