A Confraria Gastronómica dos Açores comemora o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa na ilha do Pico de 28 a 30 de Maio.
A gastronomia portuguesa representa a história e a “alma de um povo” que, ao longo de séculos, encontrou e produziu “saberes e sabores” de acordo com os produtos locais, de forma genuína e com fortes identidades regionais, consolidando um património único que constitui motivo de ORGULHO nacional. A gastronomia tradicional resulta de uma multiplicidade de fatores, nomeadamente geográficos, sociais, económicos e culturais. Pode, pois, ser uma ferramenta essencial para afirmar as regiões e para promover o crescimento e o emprego em indústrias como a restauração, o turismo, a agroalimentar e a investigação.
Assembleia da República aprovou, por unanimidade, no dia 26 de Junho de 2016, a implantação do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, coroando de êxito o esforço e o empenho da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, bem como das Confrarias nela filiadas, para atingir tal desiderato. Como o Parlamento determinou, no diploma que o consagra, o DIA NACIONAL DE GASTRONOMIA pretende ser, assim, "um momento de celebração e de enaltecimento deste potencial de excelência que deve envolver a comunidade educativa, as instituições públicas e privadas do sector e ser projectado em termos turísticos”.
Tem sido esse o propósito da Confraria Gastronómica “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES", ao chamar a si, em cada ano, a elaboração e a execução de um programa comemorativo da efeméride na Região, alicerçado em parcerias que estabelece com entidades públicas e estruturas representativas do sector privado açoriano.
Para as comemorações regionais deste ano do "DIA DA GASTRONOMIA" estabeleceram os "GASTRÓNOMOS DOS AÇORES" uma parceria com a Câmara Municipal da Madalena, com a Contraria do Vinho do Pico e com a Associação Comercial e Industrial da ilha de Pico, contando ainda com o alto patrocínio das autoridades oficiais, e tutelares do Turismo da Região.
O programa conta com a importante envolvência dos equipamentos de restauração, propõe-se assumir propósitos firmes e promocionais no sentido de dar notoriedade e divulgação à Gastronomia Açoriana no geral e, particularmente, à gastronomia e aos vinhos da ilha do Pico, oferecendo uma ementa, com base nos produtos “Marca Açores”, a preços mais convidativos ou, simbolicamente, uma bebida, um doce, ou outro apontamento "Marca Açores", a residentes, turistas e visitantes que, no decurso do programa, consumam uma refeição nos equipamentos de restauração e/ou bebidas, concretamente nos dias 28, 29 e 30 de maio, no concelho da Madalena, ilha do Pico, já que o “DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA” está consagrado comemorar-se no último domingo do mês de Maio.
As comemorações deste "DIA DA GASTRONOMIA AÇORIANA" iniciam-se na sexta-feira, dia 28, pelas 15 horas a Confraria dos "GASTRÓNOMOS DOS AÇORES" e a CONFRARIA DO VINHO DO PICO realizarão uma intervenção pedagógica conjunta na Escola Profissional do Pico, sob o tema, “Gastronomia e Vinho de mãos dadas”, pelas 18:00 horas, no Museu do Vinho, realiza-se a cerimónia da abertura OFICIAL, seguida de conferência de imprensa. No dia 29, pelas 10:00, ambas as Confrarias realizarão um “Showcooking”, subordinado ao tema “da produção à mesa”, no Mercado Municipal da Madalena. No mesmo dia, pelas 17:00 horas, no "Cella Bar", realizar-se-á uma mesa redonda sobre o tema, “O papel da gastronomia e dos vinhos do Pico no turismo açoriano”, seguida duma prova de vinhos de produtores da ilha do Pico. A encerrar, no dia 30, pelas 18:30 horas, haverá uma exposição de produtos “Marca Açores”, no Restaurante "A PARISIANA", com o tradicional lançamento do selo oficial dos CTT, comemorativo da efeméride, cerimónia complementada com a atribuição de insígnias, seguindo-se o jantar de encerramento das comemorações.
A Comissão de Honra das comemorações deste DIA DA GASTRONOMIA nos Açores é presidida pelo Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, integrando ainda o Presidente da Câmara Municipal da Madalena e o Presidente da ACIP - Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico.