A campanha ‘Por uma educação de qualidade’ arrancou ontem nos Açores com a colocação de uma faixa na Escola Secundária Domingos Rebelo, na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) mas, em todas as escolas das nove ilhas existirão faixas alusivas a esta campanha”, disse o presidente da direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), Ricardo Baptista, em declarações à agência Lusa.
Esta campanha desenrolar-se-á por toda a Europa, nos sindicatos da educação filiados no Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE).
Ricardo Baptista explicou que a campanha decorre durante um mês, “entre 10 de maio e 08 de junho, e, no seu decurso, os dirigentes e ativistas dos Sindicatos que integram a Federação Nacional da Educação (FNE) dispõem-se a colocar faixas em centenas de escolas por todo o país”.
A colocação destas faixas, segundo o presidente do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, visam “transmitir uma mensagem à classe política e principalmente à sociedade para dignificar a profissão docente para se poder atrair os melhores para a profissão”.
Ricardo Baptista vincou que só é possível conseguir “uma educação de qualidade” quando os profissionais do ensino forem “valorizados”.
O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores assumiu ainda “o seu compromisso para com os docentes nos Açores em continuar a promover a valorização e o reconhecimento do papel de quem educa e ensina: os educadores e os professores”.