O deputado picoense Miguel Costa lamento em comunicado emitido na sexta-feira que “Estranhamente vemos o PSD/A vir destacar a inclusão da construção da Circular à Madalena, na Ilha do Pico, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - inclusão essa que foi garantida pelo anterior Governo do PS -, mas nada dizer sobre o chumbo do mesmo PSD e coligados à proposta do PS para incluir essa intervenção no Plano e Orçamento para 2021”.
O deputado do PS/Açores condena a hipocrisia e tentativa de conquista de protagonismo do PSD/A: “Este Governo Regional e os partidos que o suportam, tendo os instrumentos necessários ao seu alcance, optaram por desvalorizá-los, como aconteceu no Plano e Orçamento para 2021. A Circular à Madalena é uma obra que foi inscrita, há muito, pelo PS no Plano de Recuperação e Resiliência. Tem o seu traçado definido, o projeto concluído e a devida identificação das parcelas a expropriar, ou seja, está tudo pronto para avançar de imediato. Porém, este Governo do PSD, teimosamente, sendo que financeiramente estava assegurado no PRR, não inscreveu a intervenção no Plano de 2021, ao contrário do que fez com outras obras similares, adiando-a sem que haja qualquer justificação para tal”.
Miguel Costa recorda que o GPPS Açores apresentou, em sede de Plano e Orçamento, uma proposta para incluir a circular à Madalena no Plano de Investimentos deste ano, “mas o PSD e os partidos da coligação chumbaram essa proposta”.
Acrescentou que “depois da posição desastrosa dos deputados do PSD eleitos pelo Pico, relativamente às propostas de alteração do PS ao Plano e Orçamento de 2021, nomeadamente sobre a Circular à Madalena, a ampliação da pista do Aeroporto do Pico e a criação do Instituto da Vinha e do Vinho, com um inacreditável chumbo destas propostas, sem qualquer fundamento, vir agora o PSD congratular-se com aquilo que o PS assegurou – a inscrição da obra da Circular à Madalena no PRR – é no mínimo caricato, revelador do desnorte deste PSD no Parlamento e no Governo” afirma Miguel Costa.
O deputado picoense reforçou que “o PS tem um compromisso com os Picarotos e, mesmo na oposição, não abdicará de nenhuma das suas linhas, até por ter sido nesse compromisso que a esmagadora maioria dos Picarotos confiaram, mesmo que isso muito incomode os deputados do PSD.
Miguel Costa acusa ainda da atuação “desastrosa”, dos deputados do PSD do Pico no parlamento, em sede de discussão do Plano e Orçamento de 2021, onde defenderam tudo menos o interesse e vontade dos Picarotos”.