O perfil e as motivações do turista sénior que procura os Açores como destino de férias deu mote a uma profunda reflexão sobre o estado atual e o futuro deste segmento turístico, na região e na ilha.
Teresa Medeiros e Licínio Tomás, docentes da Universidade dos Açores, analisaram, na Conferência "Turismo Sénior nos Açores: Olhar dos Turistas e Stakeholders" os resultados de um trabalho, levado a cabo por uma equipa multidisciplinar da academia açoriana, no âmbito do projeto “TU-Sénior55+”, que tem como investigadora responsável Teresa Medeiros.
Ao longo do evento, que contou ainda com a presença de Mário Mota Borges, Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, foi apresentado, por Carlos Santos, professor da Universidade dos Açores, o livro “Turismo Sénior: Abordagens, Sustentabilidade e Boas Práticas”.
José António Soares, presidente da autarquia da Madalena, na sessão afirmou que o turismo sénior é um segmento prioritário no desenvolvimento estratégico da economia açoriana considerando fundamental "promover políticas estruturantes neste âmbito, criando produtos turísticos direcionados a este grupo, de forma a garantir a sustentabilidade do turismo".