O projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021, “A rota dos Impérios”, da autoria de Diogo Freitas, formando da Escola Profissional da Horta, foi apresentado na passada semana no Império da Coroa da Lombega, no Faial.
O projeto consiste na instalação de placas identificativas, com acesso a uma plataforma digital, através de QRCode, em todos os impérios do Divino Espírito Santo da ilha do Faial, com objetivo de dar a conhecer a história, hábitos e costumes de cada um deles.
José Leonardo Silva, Presidente da CMH, realçou o papel que a juventude tem na vida do município, referindo que é com agrado que percebe que os jovens se importam e estão atentos ao que se passa na sua ilha.
Segundo o autarca, os projetos apurados são de grande qualidade e atendendo a que a verba alocada a este projeto é de 15 mil euros, vão também avançar com a concretização do projeto que ficou em segundo lugar, denominado “EcoFAIALógico”."
Diogo Freitas, proponente do projeto vencedor, afirmou que preservar a história, as tradições e os costumes é muito importante, recordando que desde criança esteve ligado aos impérios e a tudo o que os rodeia.