O Sindicato dos Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação estão a colocar uma faixa nas três escolas da ilha do Pico intitulada “Funcionários de escola também educam”.
A informação foi dada à Rádio Pico por Luís Batista coordenador deste sindicato na região que informou que a faixa tem como objetivo alertar para a valorização destes profissionais através de formações.
Para além da formação o coordenador reivindica também a alteração do nome de pessoal não docente para pessoal de apoio educativo e uma alteração aos estatutos porque o atual está obsoleto.
Questionado sobre a formação do pessoal não docente Luís Batista recordou que os funcionários têm direito a 40 horas de formação por ano e quem fizer essa formação tem que ser valorizado.
Luís Batista reconhece que há falta de auxiliares de apoio educativo nas escolas dos Açores e defende que é urgente estabilizar os que estão em funções e depois formar novas pessoas para que no futuro possam estar preparadas para enfrentar este novo desafio.