A qualidade formativa da Associação de Futebol da Horta (AFH) foi premiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no que toca ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras.
Nesta temporada foram dez os clubes que viram o seu trabalho distinguido. O Angústias Atlético Clube (Faial) foi reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol, tendo o Futebol Clube dos Flamengos (Faial) e o Futebol Clube da Madalena (Pico) sido ambos certificados como Escola de Futebol de 2 Estrelas. Já o Vitória Futebol Clube foi certificado como Entidade Formadora de Futebol de 3 Estrelas.
No que concerne ao Futsal, o Clube Desportivo Escolar do Corvo, o Boavista Sport Clube, o Grupo Desportivo “Os Minhocas” (das Flores), o Grupo Desportivo da Piedade e o União Desportiva Calhetense (do Pico) foram avaliados como Centro Básico de Formação, tendo o Clube Desportivo de São João do Pico sido certificado como Escola de 1 Estrela.
A Associação de Futebol da Horta felicita em comunicado todos estes seus filiados pelos resultados alcançados, sinal de que o trabalho deu e continua a dar frutos.
Recorde-se que o Processo de Certificação de Entidades Formadoras teve início em 2015, tornando-se num factor obrigatório para que os Clubes pudessem registar contratos de formação desportiva.