De 15 e 28 de julho decorre na ilha do Pico as II Jornadas Gastronómicas do Atlântico Médio, iniciativa internacional que envolve diferentes países e regiões, envolvendo localmente o Município da Madalena e a ACIP.
As Jornadas pretendem promover o desenvolvimento dos destinos gastronómicos sustentáveis tanto ao nível ambiental, como territorial, económico e social, promovendo, para além da restauração e gastronomia locais, os produtos e produtores do meio, incentivando os restaurantes à criação de um menu ou carta que contenha produto de base local de preferência evocativo do património identitário local e à identificação de produtos distintos e os seus produtores.
Todos os restaurantes, pratos, produtos e produtores, poderão ser encontrados na página web do projeto que estará concluída antes do início das Jornadas.
José António Soares, refere que ficou satisfeito por ver reunidas todas as condições para que houvesse lugar a esta confluência de objetivos e por isso, se formasse esta parceria que pretende aproveitar o trabalho que tem sido desenvolvido, no âmbito do Património Gastronómico do Pico e que beneficiará, acima de tudo, a restauração e o produto local.
Assim os chefs, Paulo Lourenço, Luís Gaspar e Carlos Afonso, estão no Pico para prestar apoio aos restaurantes locais, na preparação dos seus pratos e menus a apresentar, no âmbito das II Jornadas Gastronómicas do Atlântico médio.