Os deputados do PS eleitos pela Ilha do Faial alertam para o risco de Governo Regional não concretizar quer a instalação de um Pólo Tecnológico quer a aquisição de um navio de investigação, “desperdiçando as verbas europeias que o Governo do PS tinha assegurado” para esses investimentos.
O deputado do PS/Açores refere, em concreto, que “uma das áreas incluídas, pelo Governo Regional do Partido Socialista, no Plano de Recuperação e Resiliência previa um investimento de 32 milhões de euros em duas medidas concretas: a aquisição de um novo navio de investigação para substituir o navio ‘Arquipélago’ e a instalação de um Pólo Tecnológico, na ilha do Faial, ligado à Economia do Mar e à Biotecnologia, também designado por Tecnopolo MARTEC”.
Tiago Branco considera que “como os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência têm de ser executados até ao final do ano 2025, exige-se ao Governo Regional a capacidade de agilizar procedimentos e preparar caminho para a exigente tarefa que se avizinha”.
No caso destes investimentos, destaca que “são projetos determinantes para o Faial e para os Açores no âmbito da Política do Mar”.