O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira considerou esta manhã que as obras no Porto da Horta devem avançar “depois de esclarecidas as dúvidas pelo LNEC e de cumprido o processo de diálogo entre o novo governo regional, os operadores portuários e as forças vivas do Faial”.
O social democrata falava após uma reunião com o novo presidente da Portos dos Açores, onde reiterou que “face ao atribulado processo do reordenamento do porto, estas são condições essenciais para a intervenção no seu espelho de água avançar”, disse.
Essa tem sido a posição defendida ao longo dos últimos anos pelo PSD/Açores que solicitou ao novo presidente daquela empresa pública a maior celeridade na avaliação do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, ciente de que, “com este governo regional, o processo terá de ser desenvolvido com outra capacidade e atitude”.
O deputado social democrata acrescentou que “os faialenses não querem ver repetidos os erros graves cometidos na construção do molhe norte”, acrescentando que “se o LNEC confirmar que a origem do problema está no molhe norte, é aí que deve ser identificada uma solução para o corrigir ou atenuar”.
Para Carlos Ferreira, o investimento tem de ser devidamente estudado, sem condicionar para sempre o futuro, mas de modo a potenciar o desenvolvimento de todas as valências e atividades do porto.