A Madalena tem a partir de agora um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. O pólo inaugurado esta segunda-feira na Madalena do Pico fica localizado na antiga Junta de Freguesia e é o quarto na região Açores.
Na sessão de abertura deste novo espaço que decorreu nos paços do concelho do município, foi assinado o protocolo de Cooperação entre o Município da Madalena, Associação dos Imigrantes nos Açores e o Alto Comissariado para as Migrações.
Na sessão Maria Cristina Borges, presidente da Associação dos Imigrantes dos Açores mostrou-se orgulhosa pela abertura deste centro no Pico para a integração dos imigrantes que escolhem a região para viver.
José Andrade, diretor regional das comunidades, disse que este centro é um caso exemplar de cooperação institucional e tem uma importância estratégica no contexto da região por razões estratégicas e por motivações estatísticas.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, disse que ontem foi dado um importantíssimo passo na promoção da inclusão social, na afirmação dos direitos humanos e na construção de um concelho aberto intercultural e coeso.
Cláudia Pereira, secretária de estado para a integração e migrações, destacou o trabalho em rede destes polos, a proximidade e a redução das desigualdades recordando algum do trabalho feito nos últimos tempos.