Os deputados do PS/Açores eleitos pela Ilha do Pico entregaram um Projeto de Resolução para assegurar a ampliação da pista do aeroporto da ilha.
Estão agora reunidas as condições para avançar com os trabalhos necessários para garantir o prolongamento da pista do aeroporto”, adiantou Miguel Costa na apresentação da iniciativa, que “propõe a concretização do projeto para prolongar para oeste, a pista em cerca de 700 metros”.
Apesar do PSD/Açores ter chumbado a proposta do PS para incluir a execução desse projeto no Plano e Orçamento deste ano, o PS não desistiu e pretende que o atual Governo avance já com os trabalhos preparatórios, que assuma o compromisso de incluir as verbas necessárias no Plano e Orçamento de 2022 e que assegure os contactos com as diversas entidades aeronáuticas e outras, com vista à salvaguarda da viabilidade plena do projeto.
Para Miguel Costa, “tendo em conta que os estudos que tinham sido solicitados na anterior legislatura confirmam que o prolongamento da pista em aproximadamente 700 metros para oeste, assegura a operação de aviões de médio curso sem restrições neste aeroporto, não há nesta fase qualquer motivo para que o Governo Regional não execute esta ampliação”.
Aliás, refere, esta é uma necessidade que diz respeito não apenas à ilha do Pico, mas também aos Açores, já que “é a maior infraestrutura aeroportuária totalmente detida e gerida pela Região, e a única com estas características no chamado “Triângulo”.