No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021, enquadrado no tema “Passados Complexos: Futuros diversos”, o Museu do Pico realizou a atividade “Onde Tudo Começou…”.
A atividade, inicialmente, foi calendarizada para o dia 18 de abril, dia comemorativo da efeméride, mas devido às condições instáveis do solo, derivadas da excessiva pluviosidade na época, realizou-se no passado sábado, consistindo numa caminhada, num trilho, até ao Vulcão do Topo, um vulcão em escudo, com 1022 m de altitude.
Os participantes convidados, escuteiros dos Agrupamentos 770 das Lajes e 1219 de São Mateus do Pico, junto com alguns colaboradores do Museu do Pico, foram acompanhados por dois vigilantes do Parque Natural do Pico, cujas informações fornecidas durante o percurso foram muito enriquecedoras.
O Vulcão do Topo é um local inusitado, com uma natureza intata, onde geologicamente começou a ilha do Pico, há cerca de 270 000 anos, e originou séculos de história, onde ainda hoje se observam locais de floresta Laurissilva praticamente intocados.
Foi esta preciosa flora que, acima de tudo, foi possível observar e tocar.