Nos meses de julho e agosto chegar ao Pico ou sair do Pico com destino a São Miguel ou Terceira é praticamente impossível.
Ora quem pretende viajar a partir de meados deste mês e até quase ao final de Agosto não consegue fazê-lo tendo de ficar em lista de espera ou então voar a partir de outra ilha.
Para termos uma ideia voar de São Miguel para o Pico existem 33 dias sem lugares disponíveis nos meses de Julho e Agosto.
Entre o Pico e São Miguel, 34 dias sem lugares disponíveis e Pico/Terceira/ Pico existem também 34 dias em que não existem lugares disponíveis, quer para entrar quer para sair da ilha, por via aérea nas ligações entre ilhas.
Perante tal cenário a Rádio Pico ouviu Rui Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial da ilha do Pico que encara esta situação com alguma apreensão porque nestes meses quem nos quer visitar fica bloqueado.
O problema acrescenta é que nesta fase a SATA não tem autonomia de fazer voos extras porque está a fazer o serviço por ajuste direto, cabendo ao governo regional pedir o reforço de voos que espera aconteça em breve.