O PS/Pico lamenta que face à nova orgânica da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, recentemente publicada, o Governo Regional tenha procedido à extinção da Direção de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental, sediada na ilha do Pico.
Para o PS/Pico, a extinção desta Direção de Serviços, a única instalada na ilha, é mais uma atitude centralizadora de um PSD que tanto apregoou a necessidade de descentralização.
O PS/Pico questiona se será este o novo conceito de coesão do PSD e se será desta forma que pretendem fixar pessoas nas ilhas menos populosas, não compreendendo os membros locais do PSD que ainda não se impuseram perante tal ataque e esvaziamento da ilha.
O PS/Pico acrescenta, em comunicado, que não pode assistir a esta situação sereno, porque governar não é pôr termo a serviços e eliminar pessoas, substituindo-as por outras, apenas e só, porque são do PS ou porque trabalharam com os governos do PS.
A estrutura partidária admite que a ilha do Pico e os Picoenses merecem mais respeito da parte do PSD e do Governo e merecem que os responsáveis locais não deixem que as tendências partidárias se sobreponham à defesa dos interesses da ilha.