A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Ilídia Quadrado, defende que os imóveis do Estado na Região devem ser abrangidos pelas verbas nacionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da valorização do seu património cultural.
Nesse sentido, a social democrata questionou a Ministra da Cultura sobre o assunto, lembrando que “foi contemplado um capítulo específico dedicado à cultura na versão final do Plano submetida à Comissão Europeia, tendo o Governo garantido, com essa inclusão, dar grande importância ao setor”.
A deputada açoriana recorda que “a 6 de abril, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou que assim seria, depois de muita insistência de várias entidades do setor e do Grupo Parlamentar do PSD.
A deputada não entende que o Governo não tenha inserido quaisquer monumentos e outros imóveis do Estado nas Regiões Autónomas, até porque acrescenta “há inúmeros exemplos de imóveis classificados nos Açores, que pertencem ao Estado e necessitam de reparações e manutenção, e que não são abrangidos por este Plano”.
Ilídia Quadrado considera que é “muito importante e pertinente o investimento num setor que, devido à pandemia, ficou extremamente fragilizado e que exige, de facto, respostas de recuperação e de resiliência".