O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes destacou a aprovação, pelo Parlamento regional, da proposta do Governo que introduz melhorias nos incentivos à formação de atletas, correspondendo a reivindicações antigas das associações de diferentes modalidades desportivas.
Estas modificações, feitas após serem ouvidas as associações, vão impedir novas injustiças e contribuir para o desenvolvimento da literacia motora do atleta açoriano”, afirmou o social-democrata, após a aprovação de uma proposta do Governo de alteração ao regime jurídico de apoio ao movimento associativo desportivo.
A iniciativa do Governo da coligação melhorou o conceito do atleta formado no clube, que passa agora a abranger os praticantes que, até aos 18 anos, tenham praticado “qualquer modalidade federada no mesmo clube.
Outra das alterações diz respeito ao conceito de atleta formado na Região, que “até aqui era aquele que, durante quatro anos e até aos 18 anos, tivesse tido uma prática federada na mesma modalidade”.
Com esta alteração, o atleta deixa de ser prejudicado quando pratica uma determinada modalidade e depois passa a praticar uma modalidade diferente.