A Vice-Presidência do Governo dos Açores está a realizar este mês um conjunto de formações dedicadas à promoção do diálogo intercultural e à sensibilização sobre o acesso dos migrantes à Saúde.
As formações destinam-se a técnicos da Administração Pública Regional que trabalham no setor da Educação e a enfermeiros do Serviço Regional de Saúde e docentes da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores.
As ações dedicadas às temáticas da interculturalidade foram realizadas nos dias 7, 9 e 20 de julho, em formato online e contaram com a participação de 60 trabalhadores indicados por escolas das ilhas do Corvo, Flores, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira e São Miguel.
Estas ações tiveram como objetivo proporcionar uma abordagem introdutória à compreensão da diversidade cultural e da relação com os outros no mundo atual.
Ainda esta sexta-feira, tem lugar uma ação de sensibilização sobre o acesso dos migrantes à Saúde, que visa sensibilizar e informar os profissionais a exercer atividade em unidades de saúde da Região sobre as várias dimensões que integram o fenómeno do acesso à saúde por parte das comunidades migrantes. A formação é realizada através da plataforma Zoom e tem uma duração de quatro horas.
Entre outros aspetos, esta ação pretende dar a conhecer o enquadramento legal do acesso dos migrantes ao Sistema de Saúde, assim como os acordos bilaterais e de cooperação no domínio da saúde, identificar situações de isenção das taxas moderadoras e incentivar a partilha de práticas de intervenção na área da saúde.
Estas iniciativas são desenvolvidas no âmbito do projeto REGIN, liderado pela Conferência das Regiões Periféricas Marítimas.