O bispo de Angra vai presidir às festas do Senhor Bom Jesus do Pico, a 6 de agosto, com o novenário preparatório a arrancar esta terça feira, com a transladação da Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para o trono do Santuário.
As celebrações começam às 19h30 e vão ser transmitidas em direto na Rádio Pico.
A festa do Bom Jesus do Pico tem como lema ‘Senhor Bom Jesus: Caminho, Verdade e Vida, serás a nossa esperança’ e as principais celebrações vão decorrer no adro do santuário, com os peregrinos a “observar o distanciamento físico entre si”.
Do programa das festas, o destaque vai para os dias 4, 5 e 6. No dia 4 a ouvidoria do Pico, vai evocar as bodas de prata episcopais de D. António de Sousa Braga. No dia 5 celebra o sacramento da reconciliação, seguida da unção dos doentes, arrematação do gado e cantata pelo grupo Coimbra Gospel Choir. No dia 6 a missa campal terá lugar às 18h00 seguindo-se saudação das filarmónicas, com a imagem no adro do santuário.
A Festa do Senhor Bom Jesus termina no dia seguinte com a transladação da imagem para a sua capela.
No contexto da pandemia de Covid-19, não se vão realizar as tradicionais procissões e dentro do santuário vão ser observadas todas as regras de segurança e higiene, devendo os peregrinos respeitar as indicações dos acolhedores.