A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego divulgou que o mês de junho foi aquele em que ocorreu o “maior número de colocações de emprego”, ou seja, de resposta a ofertas de trabalho desde 2011, desde que há registo pelos serviços públicos de emprego da Região.
De acordo com o resumo estatístico sobre o desemprego registado nos Açores, foram satisfeitas 222 ofertas de emprego das empresas, esforço que se refletiu na colocação de 257 açorianos no mercado de trabalho, o valor mais elevado dos últimos 10 anos, observado num único mês.
A taxa de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho solicitados, independentemente da data de entrada dos pedidos, atingiu 82% no mês de junho, significando que oito em cada 10 pedidos de trabalhadores pelas entidades empregadoras foram satisfeitos, com candidatos apresentados pelo Centro de Qualificação e Emprego da Região.
Segundo os dados estatísticos, foram registadas ainda, colocações em todas as ilhas dos Açores, destacando-se São Miguel, Terceira, Pico e Faial, que no seu conjunto observaram a grande maioria das colocações no mês de junho.