Faleceu ontem, subitamente, o Doutor Luís Carlos Decq Mota, figura indelével e muito estimada na sociedade Faialense um grande médico, principalmente para as gentes do Faial, do Pico, das Flores e do Corvo.
Luís Carlos Decq Mota foi um homem digno, um médico que serviu de forma desprendida a sua comunidade, um cidadão envolvido e atuante na vida social, desportiva e política da sua ilha e da Região.
Deu a vida a milhares de crianças. Ouviu as inquietações de todas as grávidas que lhe passaram no Hospital da Horta resmungando sempre com os quilinhos a mais. Assistia todos aqueles que o procuravam porque sempre honrou a bata branca e a memória de um pai que também era assim.
Ilustre cidadão foi homenageado pela Câmara Municipal da Horta no Dia da Cidade de 2016 com a Medalha de Mérito Municipal Dourada, "pelo profissionalismo e serviços prestados ao longo de mais de três décadas ao serviço do Faial e dos Açores e pelo elevado sentido de responsabilidade, zelo e humanidade com que exerce as nobres funções de médico, no Hospital da Horta."
Luís Carlos Decq Mota fica na memória dos seus amigos como um ícone do homem digno, como uma referência para os profissionais e utentes dos serviços públicos de saúde e um exemplo de cidadão íntegro e comprometido com a sua terra.