Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 60 novos casos positivos de covid-19, sendo 54 em São Miguel, cinco em São Jorge e um no Pico, decorrentes de 1.017análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.
No Pico, foi registado um novo caso na freguesia das Ribeiras, do concelho das Lajes, que tem correspondência com uma das cadeias ativas na ilha.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 17 recuperações, sendo nove em São Miguel, três na Terceira, duas nas lajes do Pico, duas no Faial e uma em Santa Maria.
Um dos casos reportados no dia de ontem na ilha do Pico, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo.
À data de hoje estão internados 11 doentes nos hospitais dos Açores, oito dos quais no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em Unidade de Cuidados Intensivos) e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um em Unidade de Cuidados Intensivos).
Quanto às cadeias de transmissão local primárias, foi extinta uma em Santa Maria nas últimas 24 horas, na sequência da recuperação de um caso positivo. Estão agora ativas no arquipélago seis cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, uma em Santa Maria e uma partilhada entre Faial e São Jorge.
O arquipélago regista presentemente 561 casos positivos ativos, sendo 471 em São Miguel, 49 na Terceira, 22 no Faial, 13 em São Jorge, três no Pico e três em Santa Maria.