Foram apresentadas esta semana duas obras bibliográficas acerca do folclore açoriano e do Rio Grande do Sul, nomeadamente, “Vertentes das Danças Açorianas” e “Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul”.
Estas obras resultam das diferentes pesquisas de campo efetuadas por Flávio Azeredo, autor das obras, no âmbito das danças tradicionais do Rio Grande do Sul, no Brasil, e das danças tradicionais açorianas, nomeadamente do folclore.
O autor explica que sempre quis escrever um livro sobre origens e que foi no trabalho final da universidade que viu a oportunidade de concretizar esse sonho
Dessa pesquisa ressalta a semelhança na terminologia das músicas e algumas diferenças no ritmo e na postura.
As obras foram apresentadas por Manuel Goulart Serpa e Alzira Silva, amigos e colaboradores do escritor, no Museu da Indústria Baleeira.
Alzira Silva demostrou o seu contentamento em saber que ainda existem pessoas que se dedicam a resgatar as suas origens e espalhá-las pelo mundo.
Manuel Serpa diz que Flávio simboliza todas as pessoas que procuram saber das suas origens através da herança deixada pelos açorianos.