O Grupo Parlamentar do PS questionou ontem o Governo Regional, através de requerimento, sobre que ações está a tomar para ultrapassar os constrangimentos que se verificam no Entreposto Frigorífico da Madalena do Pico e que estão a prejudicar os pescadores Açorianos de Atum-Bonito.
O socialista adiantou que “há armadores e pescadores Açorianos que estão a sentir fortes dificuldades em descarregar e armazenar o seu pescado no Entreposto Frigorífico da Madalena do Pico, que se encontra assoberbado por descargas de embarcações maiores, com tripulações provenientes da Madeira”.
Para Tiago Branco é “inaceitável que haja pescadores Açorianos a aguardar há mais de 5 dias para descarregar o seu peixe estando, por isso, a perder rendimento todos os dias”.
O deputado do PS acrescenta que não é justo que embarcações com menos de 20 metros e que descarregam, em média, 10 a 15 toneladas de Atum-Bonito, sejam tratadas de igual forma com embarcações de 40 metros e com descargas de 30 toneladas ou mais.
Tiago Branco lembrou que “os armadores Açorianos de pequenas embarcações não dispõem das mesmas condições de navegabilidade e armazenamento que os navios de maior dimensão oferecem” e frisou que “o Governo Regional não pode continuar sem agir perante esta situação”.