O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, defendeu na ilha do Pico, a necessidade de requalificação dos caminhos florestais em cada ilha, no âmbito dos Recursos Florestais.
Segundo António Ventura, é essencial efetuar um “novo levantamento das carências das necessidades de melhoramento dos caminhos florestais em cada ilha e dotar estes serviços de meios para responder a estas necessidades”.
O responsável pela pasta da Agricultura falava após uma visita ao Caminho do Mistério de Santa Luzia, no âmbito da sua repavimentação, onde assumiu a “urgência para a ilha do Pico na rede viária da responsabilidade dos Recursos Florestais, com mais de 300 quilómetros de extensão”.
Já o Diretor Regional dos Recursos Florestais, Filipe Tavares, disse que o investimento em causa tem uma "extrema relevância” uma vez que “o seu traçado se desenvolve na sua totalidade dentro do Perímetro Florestal de Santa Luzia”.
Filipe Tavares valoriza ainda a importância da obra no acesso ao aeroporto do Pico, sendo ainda “essencial para o Turismo uma vez que é o percurso de acesso às Lagoas, ao Planalto Central e à Casa da Montanha.
O caminho florestal de Santa Luzia, tem na sua totalidade 8.789 metros, sendo que ainda estão por intervencionar cerca de 2.100 metros com piso em asfalto. Os restantes 6.689 metros foram intervencionados por várias fases, entre 2007 e 2012.
Esta empreitada representa um investimento de 175 mil euros acrescidos de IVA e tem um prazo de execução de 30 dias, a contar da data da sua consignação.