No seguimento da aposta na manutenção e qualificação da rede regional de percursos pedestres dos Açores, a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia esteve a intervir na resolução de diversas ocorrências ao longo dos percursos pedestres da ilha de São Jorge, estando neste momento todos os percursos operacionais e abertos à prática do pedestrianismo.
Devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir no ano passado e início do presente ano, ocorreram diversas derrocadas de grandes dimensões que obstruíram alguns traçados dos percursos pedestres, tendo sido necessário proceder ao seu encerramento de forma a salvaguardar a segurança dos pedestrianistas.
Os trabalhos para correção dessas ocorrências implicaram, em algumas situações, a abertura de novos caminhos, bem como a recuperação de outros, ou mesmo a consolidação dos taludes.
Para além disso, procedeu-se à instalação de uma vedação, com cerca de 500 metros de extensão, em zona de pastoreio de gado bravo de modo a prevenir a segurança dos pedestrianistas que usufruem do percurso Serra do Topo - Fajã dos Vimes (PR2SJO).
Devido ao grau de dificuldade de alguns dos trilhos de São Jorge, tem sido igualmente preocupação da Direção Regional do Turismo manter em bom estado de conservação a sinalética do Plano Rápido de Intervenção e Socorro – PRIS, de forma a garantir que, em caso de socorro, as autoridades possam mais rapidamente localizar as pessoas em situação de perigo.