O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, revelou em Ponta Delgada, que o Programa “Academia Empreendedora” pretende desenvolver competências de empreendedorismo no ambiente escolar.
Duarte Freitas falava à margem da sessão de abertura do Programa Academia Empreendedora, no auditório da Escola Básica e Secundária Domingos Rebelo, em que esteve acompanhado pelo Diretor Regional da Juventude.
Segundo o governante, o programa consiste no desenvolvimento de um percurso formativo em ambiente escolar que desenvolve “competências empreendedoras” nos alunos do 1º ciclo ao secundário e profissional, e que termina num concurso regional de ideias inovadoras.
Da equipa de Líderes fazem parte jovens empreendedores dos 19 concelhos dos Açores ligados a diferentes áreas de atividade que vão desde a vitivinicultura, desporto, indústria artesanal entre outras.
Para além disso, nesta nova edição irá também ser testado um modelo alternativo, em formato b-learning, na aplicação do programa em jovens estudantes universitários, com especial atenção para os estudantes deslocados, avançou.
O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego realçou ainda que esta iniciativa foca-se em três pilares, como a “formação de alunos, professores e pais; a valorização dos jovens açorianos com um papel reconhecido na sociedade, através da criação dos Líderes e a ligação ao mundo empresarial Açoriano, através da criação da Rede de Parceiros.”