A Secretária Regional da Educação quer “trazer o uso efetivo das tecnologias para a sala de aula”, para que os alunos e a comunidade educativa “não as vejam como uma novidade”.
Sofia Ribeiro, que tutela a área, falava na Terceira, na abertura da quinta edição do Encontro Regional Tecnologias na Educação.
De acordo com a titular da pasta da Educação, é necessário que “estas tecnologias, que hoje são apelidadas de novas, “sejam tão normais como o microscópio”.
Segundo Sofia Ribeiro, para trazer estas tecnologias para a sala de aula, é preciso dotar as escolas “dos devidos instrumentos”, tendo recordado que o governo dotou as escolas de novos equipamentos que permitam realizar trabalho em linha e que permitam o acesso à informação massificada, através do uso da Internet”.
Para a governante, é preciso “não somente ter os instrumentos, mas acima de tudo, saber como usá-los e como ser inovadores na sua utilização”.
Só assim prossegui consegue-se ter os alunos e a comunidade a dominar tecnologias e não a serem dominados por elas”.
A quinta edição do Encontro Regional Tecnologias na Educação visa o debate e a partilha de boas práticas do uso das tecnologias na educação. Foram abordados temas como as redes sociais, a inteligência artificial e a construção de recursos educativos digitais.