Foi esta semana dado o primeiro passo para a criação da delegação do IROA na Ilha do Pico, com a aprovação da proposta por parte do Conselho de Administração do IROA, depois de orientações da tutela.
Trata-se de uma proposta apresentada pelos deputados do PSD, nas eleições regionais de 2020, que nunca deixou de estar em cima da mesa, dando início a uma nova postura governativa sobre as infraestruturas para a agropecuária, na ilha do Pico, que mereceu análise do Gabinete do Secretário Regional e que prevê para breve a presença regular de técnicos na ilha do Pico.
São inúmeras as infraestruturas do IROA no Pico, e muitas as que devem merecer análise e decisão técnica de investimento, nomeadamente no abastecimento de água, caminhos rurais e eletrificação das explorações, particularmente numa fase de proximidade com o novo quadro comunitário e as decisões de investimento que vão ser tomadas.
Recorde-se que em 1997, por Decreto Regulamentar Regional, foi extinto o Gabinete de Execução Programa Agro-pecuário da Ilha do Pico com o argumento da criação do IROA, que no Pico nunca chegou a ter implantação institucional, nem operacional.