O Governo Regional dos Açores alterou os limites à captura e desembarque de atum na região, alargando as quantidades em São Miguel e Santa Maria e passou a incluir a espécie atum voador.
Segundo o Açoriano Oriental, que sita a Agência Lusa, esta alteração deve-se à reabertura faseada do Entreposto de Santa Maria, verificando-se, assim, a necessidade de ajustar a regulamentação da pescaria, passando a incluir a espécie atum voador.
Na anterior portaria, publicada a 02 de setembro, era regulada apenas a pescaria do atum bonito nas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel e Santa Maria.
As quantidades agora permitidas são semelhantes, com exceção da ilha de Santa Maria, em que a “captura, manutenção a bordo, transbordo e desembarque” de atum bonito estava limitada a “quatro toneladas, por cada período de quatro dias”.
As embarcações com mais de 20 metros estavam autorizadas a capturar e descarregar 10 toneladas, por cada quatro dias, mas apenas nas ilhas do Pico e Terceira, sendo agora esse limite alargado às ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Os limites para as embarcações mais pequenas mantêm-se inalterados, passando apenas a incluir também a ilha de Santa Maria e a espécie atum voador.