O PS foi ontem a força política mais votada na região com 43,13% dos votos, vencendo 9 das 19 autarquias dos Açores.
A segunda força mais votada foi o PSD com 27,52% dos votos e elegeu 5 câmaras. Em terceiro ficou a coligação o PSD/CDS-PP/PPM com 13% dos votos e 2 câmaras e o PSD/CDS em quarto com 3,76% e venceu uma câmara.
Apesar do CDS-PP ter ficado em sétimo lugar com 1,67% dos votos conquistou também uma autarquia no todo regional.
A abstenção nos Açores ficou-se nos 45,81%.
No Pico, e no concelho da Madalena, José António Soares continua à frente da autarquia para o último mandato. O PSD obteve no concelho 58,08% dos votos e conquistou três mantados. Já o PS teve 36,79% dos votos e elegeu dois mandatos.
O Bloco de Esquerda teve 1,88% dos votos no concelho, onde a abstenção rondou os 35%.
José António Soares disse que a vitória foi o reconhecimento do trabalho realizado pela sua equipa.
Nas freguesias do concelho da Madalena, o PSD também foi a força mais votada nas freguesias de São Caetano, Criação Velha e Madalena. Fica como presidente da junta de São Caetano Ana Costa, Criação Velha Paulo Tavares e Madalena Hélder Silva.
Na Candelária, Bandeiras e São Mateus o PS foi a força mais votada. Assim a Candelária passa a ser liderada por Diogo Nunes, as Bandeiras por Nuno Ventura e São Mateus por Vânia Goulart.
Nas Lajes do Pico, Ana Brum foi eleita presidente da Câmara Municipal com 56,17% dos votos. A coligação PSD/CDS-PP/PPM obteve 37,65% dos votos e o PCP 3,02% dos votos.
A abstenção foi de 29,69%.
Ana Brum estava orgulhosa por ser a presidente do concelho que a viu nascer.
Para as assembleias de freguesia, o PS também foi a força política mais votada nas freguesias de Ribeirinha, Calheta de Nesquim, Ribeiras e São João.
Assim foram eleitos para as freguesias da Ribeirinha Renato Vieira, Calheta de Nesquim Óscar Pimentel, Ribeiras Mário Tomé e São João Ângela Alvernaz. Pela coligação PSD/CDS-PP/PPM David Areia venceu na Piedade e Emídio Melo nas Lajes do Pico.
Em São Roque do Pico Luís Filipe Silva foi eleito presidente da autarquia com 60,89% dos votos. O PS teve 35,76% e a abstenção foi de 29,89%.
Luís Filipe Silva agradeceu aos que o apoiaram e afirmou que é uma vitória da nossa terra e pela nossa terra, para fazer mais e melhor.
Em São Roque do Pico o PSD também foi a força mais votada para as assembleias de freguesia com exceção de Santo Amaro, onde o PS obteve o maior número de votos e elegeu Marta Matos.
Assim o PSD passa a ter como presidentes, em Santa Luzia Fernando Silva, Santo António Paulo Silva, São Roque Luís Ávila e Prainha Vanda Serpa.
No total do Pico o PSD venceu em duas das três autarquias da ilha e Assembleias Municipais e o PS venceu no concelho das Lajes do Pico.
Nas freguesias o PS venceu oito juntas de freguesia, PS sete e a coligação PSD/CDS/PPM duas.