Vílson Gomes, Presidente da JS/Açores alertou que o Governo Regional está em falta e exige que avance com a regulamentação da Linha de Apoio Social para Estudantes”.
O líder da Juventude Socialista dos Açores recorda que o ano letivo já começou e, supostamente, já devia estar tudo pronto para os jovens submeterem as suas candidaturas.
Vílson Gomes alerta que “a falta de resposta pode comprometer a frequência do Ensino Superior quer nos jovens quer nas suas famílias, em relação a este apoio”.
Os dados mais recentes revelam que “há cerca de 70% de alunos deslocados da sua área de residência” e o Governo não pode ignorar que, para muitas famílias açorianas, os custos com o ensino superior são incomportáveis, colocando em risco o abandono escolar.
Dada a gravidade da situação e a importância que a mesma tem para milhares de estudantes e famílias, a JS exige explicações do Governo Regional e mais transparência na sua ação, sobre o que pretende fazer em relação a este apoio.
Vílson Gomes recorda que “a crise pandémica agravou as condições de alguns alunos e das suas famílias que viram reduzidos os meios de subsistência, seja por situação de lay-off seja por perda de emprego e defende que é preciso garantir os instrumentos de apoio necessários para que nenhum estudante fique desprotegido e dependente da sua situação económica pessoal ou familiar”.