No âmbito do novo programa Form.Açores Qualificação a Escola Profissional do Pico tem em oferta dois percursos de formação; um em Vitivinicultura (200 horas) e outro em Atendimento e Formação Turística (300 horas).
Estas formações tiveram como público-alvo inicial as pessoas desempregadas, inscritas na Agência de Emprego da Horta. Contudo, como ainda existem vagas, a Escola profissional do Pico (EPP) está a alargar a possibilidade de inscrição por parte das empresas locais nas áreas de Viticultura e do Turismo.
As empresas poderão inscrever os seus funcionários, havendo a possibilidade de receberem uma compensação: no valor de 75,00€ por cada 25 horas de formação recebida por funcionário, até a um máximo de 1500,00€ por funcionário/por ano.
Esta comparticipação só será atribuída (pela Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego) à empresa após certificação dos respetivos participantes.
A Escola realça que esta formação decorre em horário laboral, pelo que poderá ser vantajoso proporcionarem formação aos funcionários em época considerada baixa para os setores em questão.